Como conhecer a Deus - Por que precisamos ser salvos?
O termo “salvo” geralmente significa ser salvo da penalidade de nossos pecados. A Bíblia diz que toda pessoa pecou e é culpada de pecado. A punição pelo pecado é a morte espiritual ou o inferno. Entretanto, João 3:16 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Mas o que exatamente isso significa?
Desde que Deus criou este mundo e a primeira pessoa pecou, a humanidade está sob a maldição do pecado. Não há ninguém que não tenha feito algo errado; todos nós já mentimos, trapaceamos, roubamos ou odiamos. Todos pecaram. Por essa razão, Jesus Cristo veio ao mundo como homem e viveu a vida sem pecado e sem falhas que não podíamos viver. Ele então morreu na cruz, entregando Sua vida por nós, e 3 dias depois, ressuscitou dos mortos.
Deus é perfeitamente santo. Todos nós fizemos coisas erradas e pecamos contra Ele em rebelião. Quando Jesus morreu na cruz, Ele estava levando sobre Si a ira de Deus que merecíamos para que não tivéssemos que enfrentar o castigo de Deus por nossos pecados. Nesse sentido, Ele morreu em nosso lugar.
Mas a única maneira de receber perdão por nossos erros e reconciliar-nos com Deus é colocando nossa fé em Jesus Cristo. Esta é a única maneira de uma pessoa estar certa com Deus, porque todos nós pecamos. Todos nós precisamos de um salvador.
Devemos crer
Romanos 10:9 diz: “se com a tua boca confessares que Jesus é Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”
Para começar, devemos crer que existe um Deus santo que espera que os seres humanos façam o que é certo. Todos nós falhamos em atender a essa expectativa ao cedermos ao pecado e agirmos contra Ele em rebelião. Até que tomemos a decisão pessoal de seguir a Cristo, não podemos ter paz com Deus ou viver em relacionamento correto com Ele, pois permanecemos sob Sua ira. Para resolver o problema do afastamento do homem de seu Criador, foi necessário que Deus enviasse Seu único Filho, Jesus, ao mundo.
Jesus, embora fosse totalmente homem, também era totalmente Deus. Jesus era o Filho de Deus, mas também era um com Deus (Ele era o próprio Deus). Agora, como nenhum homem pode pagar pelos pecados de outro homem, o próprio Deus teve que vir e morrer em nosso lugar, visto em Jesus morrendo na cruz.
Além disso, o Senhor Jesus nunca pecou. Ele viveu a vida perfeita que nunca poderíamos viver. E assim, Ele foi o único que pôde estar em nosso lugar e pagar a penalidade por nossos pecados. Quando Ele morreu na cruz, Ele estava levando os pecados de muitos sobre Si mesmo e se tornando o sacrifício por esses pecados (para que aqueles por quem Ele morreu não tivessem que enfrentar o castigo de Deus por todo o mal que fizeram).
Por fim, devemos crer que Jesus ressuscitou dos mortos. Se Ele não tivesse ressuscitado, ainda estaríamos presos em nossos pecados, sem maneira de ser perdoados, mas no terceiro dia após Sua morte, Jesus Cristo ressuscitou do túmulo.
Portanto, o Filho de Deus sem pecado, Jesus, morreu em nosso lugar, sacrificando-Se para que pudéssemos ser perdoados, e então Ele ressuscitou dos mortos (Mateus 28:6).
Devemos nos arrepender
Arrepender significa “mudar de ideia”. Chegar à fé em Cristo envolve arrepender-se de nossos pecados passados, afastando-nos deles. Essa mudança exige que comecemos a viver para Deus em vez de para nós mesmos. Parte de seguir Jesus é deixar de lado nossos próprios desejos e escolher fazer o que Deus diz que é certo. Isso significa afastar-se voluntariamente do pecado em nossas vidas.
Isso significa que os cristãos nunca pecam? Não. Os cristãos caem em pecado às vezes e, como resultado, eles continuamente se arrependem desses pecados para Deus. Isso é chamado de arrependimento contínuo. Confessam seus pecados diretamente a Deus e pedem Seu perdão. Que fique claro, os cristãos não são perfeitos, mas estão gradualmente se tornando mais parecidos com Jesus através do poder do Espírito Santo dentro deles.
Fazer boas ações não é o que nos salva — somente colocar nossa fé em Jesus nos salva — mas um cristão vive para obedecer a Deus porque, depois de acreditar e se arrepender, ele deu sua vida a Jesus e começou a viver para Ele em vez de para si mesmo. À medida que sua natureza começa a mudar e seu amor por Deus se aprofunda, seu desejo de honrá-Lo cresce naturalmente. Seguir Jesus nos transforma de dentro para fora à medida que lentamente nos tornamos mais parecidos com Ele. É uma jornada para toda a vida.
Você quer conhecer a Deus?
Quando nos arrependemos e cremos em Jesus, experimentamos o perdão de nossos pecados e uma nova vida Nele. Você quer ter um relacionamento com Deus? Algumas pessoas começam dizendo uma oração a Ele. Lembre-se de que simplesmente repetir as palavras dessa oração não é o objetivo. Não há nada especial nas palavras em si. Elas são apenas palavras. O importante é acreditar. A oração é apenas para ajudar você a expressar sua fé em Deus de uma maneira fácil.
Se você deseja conhecer a Deus, pode dizer isso a Ele em voz alta ou em sua mente. Ele ouve você.
Senhor, eu sei que vivi em rebelião contra Ti. Eu sei que pequei contra Ti. Mas agora, eu quero Te conhecer e ter um relacionamento Contigo. Sinto muito por todas as coisas erradas que fiz. De agora em diante, eu me afasto do meu pecado. Eu sei que ainda cometerei erros, mas agora vou viver para Ti, Senhor. Dá-me uma nova vida. Eu acredito em Teu Filho, Jesus. Eu acredito que Ele morreu na cruz para pagar a pena por meus pecados e depois ressuscitou dos mortos. Eu acredito que Ele é o Rei dos reis. De agora em diante, eu O seguirei. Obrigado por enviar Jesus para morrer por mim para que eu pudesse ser perdoado... Amém.
•••
Você se arrependeu e acreditou em Cristo? Se sim, bem-vindo à família de Deus! Os cristãos têm a promessa de entrar no Céu quando morrerem, bem como a capacidade aqui na Terra de conhecer o Senhor em um relacionamento real e pessoal que pode ser construído todos os dias através da oração, adoração e tempo gasto com Ele lendo Sua Palavra. Agora é hora de começar sua caminhada cristã, e há algumas maneiras de começar...
Hora de Crescer
Aqui estão algumas sugestões que ajudarão você a obter o cuidado e a orientação de que precisa ao começar a crescer em sua fé:
Leia a Bíblia. A Bíblia é a mensagem de Deus para a humanidade, então é vital que os novos crentes saibam o que ela diz. Sugerimos começar com os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João – eles ajudarão você a se familiarizar melhor com Jesus). Depois, você pode dar uma olhada na carta de Paulo aos Filipenses e nas cartas de Tiago e 1 João. Para entender mais sobre como o sacrifício de Jesus significa vida para você, leia a carta de Paulo aos Romanos. Se você tiver dúvidas, um pastor ou líder da igreja poderá ajudar você em seu estudo bíblico.
Converse com Deus regularmente. Faça da oração um hábito diário. Isso pode significar falar com Deus sobre qualquer coisa, a qualquer hora do dia ou da noite. Não há "estrutura" necessária para a oração. É apenas uma conversa entre você e o Senhor. Embora a oração deva sempre ser respeitosa, não há problema em falar com Deus como se você estivesse falando com um amigo (porque você está).
Envolva-se em uma igreja. Quando você abre a porta para Cristo e volta para Deus, você adquire um novo grupo de irmãos e irmãs espirituais. Deus tem muitos outros filhos, e é importante que eles se encontrem regularmente como uma família. É disso que se trata a igreja. A igreja é o melhor lugar para que os jovens cristãos encontrem o apoio de que necessitam para crescerem fortes. As igrejas são onde o povo de Deus se reúne para adorar, aprender da Bíblia, encorajar uns aos outros e acolher novos crentes na família de Deus. Encontre uma igreja perto de você que faça essas coisas e se envolva. Sua igreja deve acreditar que a Bíblia é a verdadeira Palavra de Deus, que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que Ele é plenamente Deus e plenamente homem, e que somos salvos, não por boas obras, mas pela fé somente em Jesus, como a Bíblia ensina (Efésios 2:8-9).
Converse com sua igreja sobre a possibilidade de se batizar também. O batismo é um próximo passo muito importante e significativo agora que você chegou à fé em Cristo.